Nova Friburgo apresenta Programa para Redução de Acidentes no Trânsito

Preocupados com as estatísticas do trânsito de Nova Friburgo região serrana Fluminene o
Conselho de Segurança da cidade, a Prefeitura Municipal, as Polícias Militar e Civil e representantes da sociedade organizada promoveram uma reunião no 11° Batalhão da PM, onde foi foi apresentado o Programa de Redução de Acidentes no Trânsito de São José dos Campos (SP) como modelo a ser seguido pelo município.
A responsável pela apresentação, Daniela Gurgel, foi coordenadora do núcleo de educação no trânsito da Prefeitura de São José dos Campos. Daniela foi uma das palestrantes do 7° Fórum de Segurança de Nova Friburgo, realizado pelo CONSEG ano passado.
Mas o principal motivo de sua presença está relacionado com as estatísticas da cidade paulista. Segundo demonstração, São José dos Campos tem uma frota de 400 mil veículos, enquanto NovaFriburgo possui 105 mil. Porém, os números relacionados a acidentes são inversamente proporcionais, sendo menor do que a cidade fluminense.

- O Brasil é o 5° país no mundo com maior número de vítimas fatais no trânsito – disse Daniela, esclarecendo que vários setores da sociedade acabam pagando por essa conta alta, como a Saúde em uma ponta e os familiares dos acidentados em outra. “O problema é urgente, mas fico feliz de ver que Nova Friburgo começa a se mobilizar e a se organizar. Esse é o primeiro passo do Ciclo de Estratégias de Proatividade e de Parcerias”, informou.
O trabalho de implantação, assimilação pela sociedade e resultados do Programa de Redução de Acidentes é de médio a longo prazo. “São José dos Campos vem trabalhando desde 2006, e conseguiu uma redução de 40% no número de vítimas fatais no local ou até 30 dias depois (conforme especifica a OMS)”, explicou Daniela.
O primeiro passo, de acordo com o ciclo de estratégia, é formar parcerias. Na sequência, a cidade e os órgãos envolvidos têm que coletar dados, realizar ações integradas de segurança viária, monitorar o desempenho do programa, realizar reunião geral uma vez ao ano e renovar e expandir as ações também.
Para o cel. Hudson de Aguiar, superintendente da Autran, a reunião e a apresentação foram de suma importância: “o assunto é sério e temos que mobilizar a sociedade, principalmente, os segmentos representativos e os vários setores do Poder Público, como Saúde, Educação e Meio Ambiente”.
A Autran iniciou o trabalho de medição (coletas de dados), como salientou Daniela Gurgel em sua palestra: “já estamos fazendo a coleta de dados e devemos, a partir de agora, concentrá-los com o Conseg”, disse enquanto apresentava uma planilha do 6° GBM na qual demonstra que os picos de acidentes em Nova Friburgo ocorrem nos finais de semana, a partir das sextas-feiras. Para o superintendente da Autran, “isso sinaliza que as ações de prevenção devem ser aumentadas junto ao público jovem de 19 a 29 anos.”
Zury Maurer, presidente do Conseg, falou que na próxima sexta-feira, 7 de junho, representantes do conselho se reunirão com o prefeito Rogério Cabral: “vamos entregar-lhe dados estatísticos da cidade relacionados a acidentes no trânsito, e, em contrapartida, vamos saber do chefe do Executivo quais parcerias poderão ser formadas a partir daí.”
...
Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O GenteAtual é sua revista eletrônica na web, com um clipping das notícias mais importantes do inteior do RJ.